Boas Vindas

Seja bem vindo ao Blog de informação do Futsal Feminino do Nucleo Chasa.
Este espaço foi criado para que todos tenham acesso em tempo real a actualidade da equipa feminina do nosso clube.
È um espaço que foi criado para que todos possam participar.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Orlando Duarte deixa a Selecção Nacional


Orlando Duarte vai despedir-se, no final da presente época, do cargo de Seleccionador Nacional de Futsal, depois de mais de 14 anos ao serviço da Federação Portuguesa de Futebol, durante os quais colocou a Equipa das Quinas entre a elite mundial da modalidade.

A final do Euro 2010, na Hungria, e o terceiro lugar alcançado no Mundial de 2000, na Guatemala, ficam como os melhores registos da passagem de Orlando Duarte pelo comando técnico da Equipa das Quinas, mas os seus méritos vão muito além dos resultados desportivos.

Agradecimento pelo trabalho desenvolvido
“Orlando Duarte foi, sem dúvida, o grande impulsionador do Futsal Português. É um conhecedor profundo da modalidade e uma personalidade de enorme prestígio, não só em Portugal, mas também no plano internacional, o que o levou a ser convidado pela FIFA para ser instrutor do organismo, além de ser uma presença assídua em espaços de reflexão e partilha de conhecimentos”, referiu Gilberto Madaíl, em declarações ao fpf.pt.

O Presidente da FPF não quis deixar de expressar a sua gratidão pelo legado que Orlando Duarte deixa na Selecção. “A Federação Portuguesa de Futebol está agradecida por todo o trabalho de qualidade que realizou ao longo destes anos, que são bem visíveis no crescimento da nossa Selecção, com resultados desportivos que a todos nos encheram de orgulho”, afirmou.

“Gostaria de lhe expressar os maiores votos de felicidades para o seu futuro e dizer-lhe que terá sempre as portas da Federação abertas”, concluiu.

Emoção na despedida
Orlando Duarte não escondeu, por seu lado, uma forte emoção na hora do adeus a uma “casa” à qual esteve ligado desde 1995. “ Foi um ciclo importante da minha vida. Foi gratificante poder trabalhar com os melhores jogadores nacionais, entrar em contacto permanente com outras realidades, conhecer gente nova, competente e com um entusiasmo contagiante pelo Futsal”, explicou.

“Na FPF encontrei muitas pessoas boas, aprofundei relações, trabalhei e aprendi com gente competente que se preocupa e que trabalha todos os dias em prol do Futebol e do Futsal. Por outro lado, não posso esquecer as relações sempre cordiais que mantive ao longo de todos estes anos com as Associações Distritais e os Clubes. Agrada-me bastante ficar com esta sensação”, prosseguiu.

Orlando Duarte explicou que “já tinha vindo a sentir, há um tempo a esta parte, a necessidade de treinar todos os dias, trabalhar num contexto competitivo mais regular e intenso, com jogos todos os fins-de-semana, e obviamente que não o poderia fazer permanecendo na Selecção”. “Todas as épocas fui recusando os convites que me endereçaram, mas este ano, no final do Europeu da Hungria, decidi que era o momento de iniciar um novo ciclo”, revelou.

O responsável técnico luso é avesso a fazer grandes balanços, mas sempre foi dizendo que deixa a Federação com a sensação de dever cumprido.“Fica sempre algo por fazer. A minha perspectiva de vida, seja no Desporto, seja na vida, é de evolução, progressão, formação e aprendizagem permanentes. Quando sentimos que fizemos tudo para alcançar determinados objectivos e, para os atingir, trabalhámos num quadro de exigência e competência máximos, não há espaço para quaisquer sentimentos de frustração ou de menor realização”, concluiu.

Sucessor anunciado oportunamente
Entretanto, a Federação Portuguesa de Futebol vai anunciar, em tempo oportuno, o nome do sucessor de Orlando Duarte nos comandos da Selecção Nacional de Futsal

B.I.
Nome: Orlando Francisco Alves Duarte
Data de Nascimento: 5 de Abril de 1957
Naturalidade: Alcântara, Lisboa
Número de Jogos ao serviço da Selecção Nacional: 180
Número de Vitórias ao serviço da Selecção Nacional: 125
Estreia como Treinador Nacional: 03-10-1995 (Portugal 1-0 Bélgica, Torneio Internacional)
Estreia como Seleccionador Nacional: 05-10-2000 (Portugal 5-1 França, Jogo de Preparação)
Participação em Europeus: 5 (Espanha 1999, Itália 2003, República Checa 2005, Portugal 2007 e Hungria 2010)
Melhor resultado em Europeus: 2º lugar (Hungria 2010)
Participações em Mundiais: 3 (Guatemala 2000, Taiwan 2004 e Brasil 2008)
Melhor resultado em Mundiais: 3º lugar (Guatemala 2000)

Sem comentários:

Enviar um comentário